Nova série de textos! Habilidades de linguagem oral importantes para desenvolvimento de leitura e escrita

Ano novo, série de textos novos!

No conjunto de habilidades fundamentais ao ser humano destaca-se a linguagem e suas variantes: oral, escrita e a de sinais. A linguagem oral, especificamente, pode ser definida como um sistema finito de princípios e regras que possibilita a um falante codificar significado em sons e que um ouvinte decodifique sons em significado. Em outras palavras, na codificação, o falante realiza a conversão de um conceito ou ideia que deseja comunicar em uma série de sons e, na decodificação, o ouvinte processa os estímulos recebidos (sons), transformando-os (decodificando) novamente em ideia.

Há evidências de que o pleno desenvolvimento de algumas habilidades de linguagem oral, como consciência fonológica, consciência sintática, vocabulário, memória fonológica e nomeação são importantes indicadores de um adequado desempenho da linguagem oral e que são preditores de um adequado desenvolvimento de leitura e escrita.

Pensando nisso, esta nova série de textos abordará as habilidades de linguagem oral importantes para o desenvolvimento de leitura e escrita. Comentarei artigos recentes, darei sugestões de instrumentos de avaliação e dicas de recursos e materiais de intervenção! Vale a pena acompanhar o blog! Você ainda não é cadastrado no blog? Cadastre-se para receber as atualizações em primeira mão diretamente no seu e-mail!

 

About the Author:

Graduada em Fonoaudiologia (2009), mestre (2011) e doutora (2016) em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto pela Faculdade de Medicina da UFMG. Realizou cursos no Centre de Linguistique Appliquée (Université de Franche-Comté) – França (2013). Participa anualmente de congressos internacionais, sendo o de 2015 em Monterey na Califórnia/EUA. Publicou estudos importantes nos periódicos Journal of Communication Disorders e Arquivos de Neuro-Psiquiatria. Atualmente participa do grupo de pesquisas em Neurofibromatoses do Hospital das Clínicas da UFMG. Tem experiência clínica nas áreas de audiologia e linguagem, com ênfase em processamento auditivo, treinamento auditivo, distúrbios de linguagem e aprendizagem. Currículo completo: http://lattes.cnpq.br/1978022333477136

  1. Paula Amorim Ramos Perini 4 de janeiro de 2019 at 09:08 - Resposta

    Que maravilha!

  2. Quezia 4 de janeiro de 2019 at 11:04 - Resposta

    Que legal, estarei acompamhando!

  3. Lais 5 de janeiro de 2019 at 10:49 - Resposta

    Amei!

  4. Zuleide 23 de março de 2019 at 18:09 - Resposta

    Parabéns pelo ótimo trabalho.

Deixe um Comentário

Este site usa o plugin Akismet para reduzir spam. Você pode aprender aqui como seu comentario é processado antes de ser publicado.

MENU

INSCREVA-SE

Receba automaticamente novos posts por e-mail

Nome e Sobrenome:

Endereço de e-mail